A fase de acolhimento e integração constitui uma área onde ainda é necessário as empresas investirem, de forma a garantir o sucesso dos processos de recrutamento. Muitas empresas investem bastantes recursos no recrutamento e formação, de colaboradores que acabam por se desvincular das empresas muito antes de terem contribuído com o seu verdadeiro potencial para as organizações. É obvio que, nem sempre se fica a dever a um deficiente processo de acolhimento e integração, mas muitas vezes ao facto de se tratarem de trabalhadores jovens.
Desta forma, é importante que as empresas consigam maximizar a retenção dos recursos humanos de forma a colherem os resultados do investimento nos processos de recrutamento e formação. O Acolhimento e integração de novos colaboradores deve ser objeto da preocupação das práticas de gestão de recursos humanos, pois deverá definir à priori as ações concretas de acolhimento e integração. Estas ações visam, em suma, facilitar a adaptação à função, às equipas e à especificidade da organização e, consequentemente, alcançar desempenhos e níveis de satisfação elevados.
O acolhimento e integração é um processo/interação que decorre entre os colaboradores e a organização, através do qual os novos membros aprendem o sistema de valores da organização e as suas normas e padrões de comportamento.
O sucesso da integração do novo colaborador vai fundamentar-se na qualidade dos procedimentos de acolhimento e o seu sucesso futuro na empresa dependerá da forma como irá decorrer o acompanhamento no período de integração. Para que o acolhimento e integração do novo colaborador seja rápido e eficaz, o processo tem de ser planeado, gerido e integrado na política de recursos humanos.
As modalidades de acolhimento e integração eficazes contêm, de uma forma geral as seguintes etapas:
- Entrevistas regulares de acompanhamento pelo responsável hierárquico
- Visita guiada às instalações
- Apresentação aos quadros da empresa
- Seminário de acolhimento
- Formação específica
- Acolhimento formal pelo responsável hierárquico
- Entrevistas regulares de acompanhamento
Estas ações são geralmente utilizadas em grupos que procedem regularmente a recrutamentos muito numerosos. A qualidade do acolhimento deve ser prolongada com acompanhamento vigilante de modo a ultrapassarem-se os obstáculos provenientes tanto da empresa, como do novo empregado.