A Entrevista é um caso particular da comunicação humana, onde duas pessoas interagem de forma dinâmica, permitindo a troca de informação em torno de um objetivo, mais ou menos estabelecido anteriormente, de modo a satisfazer um propósito. As entrevistas são uma das metodologias mais usadas nos processos de Recrutamento e Avaliação, Avaliação Psicológica e Talent Assessment. No entanto, existem diferentes tipos de entrevistas, com objetivos e propósitos distintos.
De um modo geral, as entrevistas dividem-se em dois grandes grupos: as entrevistas estruturas e semiestruturadas. As entrevistas semiestruturadas são as mais usuais, não existe um guião a seguir, apenas temas a abordar durante a mesma. As questões estão essencialmente relacionadas com a informação que consta do curriculum, com o objetivo de confirmar informações, conhecer o seu percurso, principais responsabilidades, compreender as experiências mais significativas, bem como os seus projetos de carreira. Este tipo de entrevista não tem tanta validade preditiva.
As entrevistas estruturadas, são mais válidas, mas requerem um maior investimento de tempo, quer do entrevistador quer do entrevistado. Estas entrevistas baseiam-se em guiões de entrevistas que não são reaplicáveis, pois são adaptados à função, à empresa e ao perfil de competências a avaliar. Estas podem ser situacionais ou comportamentais.
As Entrevistas Situacionais (vocacionadas para o trabalho futuro) são constituídas por questões derivadas da análise de funções pela técnica dos incidentes críticos de Flanagan e reportam-se para situações hipotéticas para ver como o sujeito se iria comportar; os entrevistados deverão referir o que fariam em cada uma das situações. O guião criado para o processo de Recrutamento e Avaliação, Avaliação Psicológica e Talent Assessment é aplicado igualmente a todos os candidatos, de modo a garantir a objetividade na avaliação e a igualdade de oportunidade.
As Entrevistas Comportamentais (vocacionadas para o passado) baseiam-se em guiões constituídos por questões derivadas da análise de funções pela técnica dos incidentes críticos de Flanagan, apelando a comportamentos passados em contexto profissional, que possibilita inferir como é que o candidato se comportará futuramente em situações idênticas, porém não basta referir a situação, é necessário saber qual a implicação do sujeito, envolvimento da pessoa naquela situação, etc. O/s entrevistador/es avaliam e atribuem uma classificação comparativamente com os outros candidatos, para aumentar a objetividade e fiabilidade da avaliação.
As Entrevistas Situacionais e Comportamentais são muito semelhantes na forma como se avalia e como se colocam as questões. Os objetivos também são idênticos, avaliar uma determinada competência, que é necessário definir de forma rigorosa uma vez que podem ser várias pessoas a fazer a entrevista. Em ambas as entrevistas os comportamentos chave aparecem após serem descritos. Estas entrevistas são mais válidas (são constituídas por certas questões e não outras) mas demoram mais tempo porque exigem muita preparação.
A Human2Human conta com uma equipa de profissionais qualificados, com vasta experiência na realização de Entrevistas Comportamentais e Situacionais, alvo de avaliação e formação contínuas, estando preparada para assumir os desafios colocados pelos nossos clientes.