
A evolução do Assessment
O surgimento do assessment esta? intimamente ligado a? seleção em contexto militar, tendo durante a década de 40 vindo a assumir um papel de maior relevo, na seleção de militares, principalmente durante a II Guerra Mundial. O sucesso alcançado por esta metodologia de avaliação, levou a que ainda hoje seja utilizada uma variação do mesmo em contexto organizacional.
Nos anos 60 a utilização do método de assessment & development center foi-se expandindo a um ritmo lento, tendo sido adotado, especialmente, por grandes organizações e empresas de consultoria. Nos últimos vinte anos, o método de assessment & development center tem sido bastante utilizado na seleção, identificação de potencial de promoção e talento, em grandes organizações e empresas de consultoria.
Na Human2Human acreditamos que o assessment center é uma metodologia rigorosa de avaliação de competências previamente definidas como essenciais para o desempenho de uma determinada função, durante a qual, um grupo de participantes realiza um conjunto de provas proporcionando, assim, diferentes situações para demonstrarem as suas competências, sendo avaliados por vários observadores treinados que registam os comportamentos relevantes dos participantes e, posteriormente, atribuem uma classificação final a cada participante, baseada na discussão entre os vários observadores. Para nós, o que distingue o assessment center é que os exercícios de simulação utilizados são consonantes com o diretório de competências a avaliar e complementados com entrevistas de avaliação de competências, provas psicométricas e/ou inventários de personalidade e motivacionais.
Atualmente, a inovação tecnológica e a possibilidade do candidato realizar no formato online as provas psicométricas e os inventários de personalidade, permite que uma metodologia de avaliação como o assessment center seja menos morosa e mais flexível. Contudo, convém referir que esta metodologia implica sempre uma fase de avaliação presencial dos candidatos referente aos exercícios de simulação e às entrevistas, exatamente para que se possam avaliar os candidatos em diferentes situações e por diferentes avaliadores. Uma metodologia constituída apenas por exercícios online, desvirtua o conceito de assessment & development center.
Tendo em conta o rigor e a riqueza de informação que nos é possível extrair de um assessment center, este torna-se mais que um instrumento de seleção, podendo ser considerado um instrumento de gestão para as empresas, permitindo aferir o potencial que existe dentro da organização e deter uma perspetiva das competências, capacidades, know-how e potencial de desenvolvimento de toda a equipa.
“Conhecer o homem, esta é a base de todo o sucesso”. (Charles Chaplin)
Rita Branco