Programa de Trainees

O mercado de trabalho encontra-se em constante mudança, seja devido à evolução geral da sociedade, seja motivado por outras questões menos controláveis, como a atual pandemia COVID-19.

Desta forma, as empresas debatem-se constantemente com a necessidade de criar estratégias que lhes permitam garantir uma posição competitiva no mercado.  Neste processo, como não poderia deixar de ser, os recursos humanos assumem um papel determinante na resposta aos múltiplos desafios que as empresas enfrentam.

Nos últimos anos a atração e a gestão de talento jovem tem assumido particular relevância, assistindo-se a um crescimento dos Programas de Trainees, proporcionados pelas empresas.

Os Programas de Trainee têm como público-alvo recém-formados que procuram uma oportunidade para integrar o mercado de trabalho, iniciar a sua carreira profissional e desenvolver as suas competências.  Por norma, focam-se nos seguintes pilares: a atração, a seleção e a retenção de talento.

No que concerne à atração de talento, as empresas desenvolvem eventos junto dos jovens para dar a conhecer a sua atividade e forma de atuação no mercado, bem como as diferentes oportunidades que existem de carreira dentro das mesmas.  Todos os programas são diferentes, no que diz respeito ao processo de seleção, estando na sua grande maioria divididos em diferentes etapas: provas de aptidão, entrevistas de competências, apresentações, dinâmicas de grupo, gravações em vídeo e apresentação de pitchs.  Estas metodologias, têm como objetivo escolher os melhores, mas o foco dos Programas de Trainees, visa igualmente desenvolver e reter o seu talento a médio/ longo prazo, pelo que o processo de integração se revela igualmente determinante. Neste sentido são várias as empresas que apostam em metodologias como a rotação de áreas, a mobilidade internacional e o mentoring.

A Human2Human tem nos últimos anos vindo a ser a empresa parceira de eleição de algumas empresas na seleção de Trainees, possuindo experiência na seleção de Trainees para o sector bancário, segurador, indústria farmacêutica e grande consumo. Possuímos uma equipa de profissionais, com experiência nestes programas e na seleção e aplicação das metodologias que mais se aplicam aos objetivos dos nossos clientes, teste de aptidão, exercícios situacionais, entrevistas de competências entre outros.