A Avaliação Psicológica Online

A avaliação psicológica caracteriza-se como uma das principais fases do processo de seleção de pessoal nas organizações. Através da utilização de instrumentos de natureza psicológica/ psicométrica, avalia aptidões, características de personalidade e competências comportamentais. Este conhecimento estabelece um prognóstico de adaptação às exigências da função em questão e possibilita uma seleção dos candidatos em relação ao perfil de competências previamente definido e específico para cada função.

Antes da atual pandemia COVID-19 as avaliações eram, na sua maioria realizadas presencialmente. No entanto, o contexto atual veio alterar este paradigma, e dar início a uma nova etapa na Avaliação Psicológica, que permite que esta decorra inteiramente online, desde a aplicação das provas de aptidão/psicométrica, inventários e questionários de personalidade à entrevista de avaliação de competências. A Human2Human conta já com quase dois anos de experiência na realização de avaliações psicológicas online.

Os processos de Avaliação Psicológica realizados online devem seguir especificações técnicas e éticas, pelo que devem ser tidos em consideração cuidados específicos para que ocorram de maneira segura, eficaz e ética no ambiente virtual.

Desta forma, em primeiro lugar devem ser utilizados testes/instrumentos de avaliação que tenham evidências para o uso online. A transposição simples e direta de estímulos lápis-e-papel para o ambiente virtual não garante fidedignidade, mesmo que as escalas e inventários tenham alta correlação com as suas respetivas versões em lápis-e-papel.Desta forma, devem ser utilizados apenas instrumentos cuja sua validação tenha sido efetuada em ambiente online, com normais ajustadas.

Também, para que se cumpra o propósito da tomada de decisão, como é o caso das que são tomadas em contexto de seleção de profissionais, a Avaliação Psicológica online deve cumprir, igualmente, outros critérios, como o controlo do processo de avaliação, em que seja possível ao avaliador validar a identidade dos sujeitos avaliados, quer através de funcionalidades de supervisão online quer através da aplicação de provas através de plataformas de videoconferência (Zoom, Teams, etc.). A supervisão, visa não só validar a identidade do candidato, mas também garantir que os resultados espelham as suas reais aptidões, sem a ajuda de terceiros ou consulta de outros meios.