Talent Assessment Online

O Talent Assessment nada mais é que uma avaliação, que visa entender e identificar as tendências de comportamento, desempenho e potencial de colaboradores e candidatos. Adequa-se ao Recrutamento e Seleção e Gestão do Talento potenciando o desenvolvimento dos colaboradores envolvendo-os num desafio permanente, passando por várias etapas avaliativas.

O Talent Asessment pressupõe a aplicação de vários princípios, como sejam, a avaliação do mesmo candidato em diferentes situações por vários observadores e continuar a ter a certeza que os exercícios usados, por mais inovadores que possam ser, realmente avaliam o conjunto de competências definidas como críticas para o objetivo do assessment.

Antes da atual pandemia COVID-19 o Talent Assessment decorria, na sua maioria, em ambiente presencial. No entanto, o contexto atual veio alterar este paradigma, e dar início a uma nova etapa para o Talent Assessment, que permite que esta decorra inteiramente online, desde a aplicação das provas de aptidão/psicométrica, inventários e questionários de personalidade, exercícios de simulação, à entrevista de avaliação de competências. A Human2Human conta já com quase dois anos de experiência na realização de Talent Assessments online.

Os processos de Talent Assessment realizados online devem seguir especificações técnicas e éticas, pelo que devem ser tidos em consideração cuidados específicos para que ocorra de maneira segura, eficaz e ética no ambiente virtual.

Desta forma, em primeiro lugar devem ser utilizados testes/instrumentos de avaliação que tenham evidências para o uso online. Também, para que se cumpra o propósito da avaliação, é necessário ter em conta a forma como os exercícios de simulações, e outros, são partilhados com os participantes de forma a evitar a sua divulgação perante outros participantes ou sujeitos e, consequente vulgarização.

Na Human2Human, temos uma vasta experiência de realização de Talent Asessment Online, com ferramentas e metodologias online que permitem garantir a qualidade e rigor da avaliação dos candidatos, mantendo a objetividade e fiabilidade dos resultados, sem colocar em causa a credibilidade da avaliação.