
Recursos Humanos - Recrutamento e Seleção
A área de recursos humanos é fundamental para as empresas e é responsável por recrutar os melhores profissionais para as funções em aberto. O recrutamento e a seleção ocupam assim uma posição de importância vital no seio das empresas.
A captação de candidatos sempre fez parte do processo de recrutamento. Mas hoje em dia, é muito diferente, tendo em consideração as necessidades das empresas e a comunicação online, não basta simplesmente pesquisar currículos que resultam da resposta a um anúncio.
A utilização das diversas redes sociais é uma excelente aposta para a identificação de perfis adequados aos requisitos exigidos pelo cliente. Efetivamente o fenómeno das mídias sociais tornou mais fácil e próximo o contacto com os candidatos.
Da mesma forma, pools de talentos podem agora ser identificados simplesmente pesquisando hashtags, sub-fóruns ou outras vias de comunicação on-line. Ao envolver esses tipos de candidatos os recrutadores podem ter uma ideia dos candidatos que estão disponíveis no mercado ou recetivos a mudar as suas carreiras e verificar se os mesmos correspondem ou não aos requisitos da função para a qual estão a recrutar.
Tal torna possível recrutar quase em qualquer lugar do mundo, e a par disso oferece recursos de trabalho remotos, o que constitui uma maneira de reter colaboradores atuais e aumentar a satisfação no trabalho através de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Com as ferramentas de videoconferência e colaboração que evoluem a cada ano, essa tendência vai certamente continuar a aumentar.
Também devido às crises económicas as novas possibilidades de mercado global assumem uma relevância significativa, “empurrando” os profissionais para fora da sua zona de conforto. Sendo assim, os profissionais necessitam cada vez mais de desenvolver competências que garantam a sua relevância profissional.
Destacamos como competências com significativa expressão o conhecimento e adaptação a novas tecnologias, a orientação para uma aprendizagem contínua, relacionamento interpessoal e adaptação a novas culturas, pois cada vez mais colegas de diferentes nacionalidades partilham os mesmos projetos, visão global, entusiasmo pessoal que é fundamental para o desenvolvimento profissional, equilíbrio emocional para suportar ambientes cada vez mais desafiadores, assim como a capacidade para inovar e pensar fora da caixa.