
A transformação digital e os Recursos Humanos
O Digital chegou e está a revolucionar tudo — que conhecemos, como vivemos e rapidamente nos pode dizer, com base em modelos preditivos, como vamos viver no futuro.
Nos dias atuais, em cada minuto no Facebook são partilhadas mais de 2.46 milhões de mensagens/conteúdos, no YouTube descarregadas mais de 72 horas de novos vídeos, no Twitter enviados 350.000 tweets e no WhatsApp 20,8 milhões de mensagens.
As empresas que querem continuar a sobreviver já perceberam que a internet das coisas – IOT, os grandes volumes de dados – Big Data, e as novas normas sociais tornam os atuais modelos de negócio obsoletos num futuro próximo.
Esta revolução digital, que exige uma mudança cultural nas Empresas, resulta na necessidade de atrair, reter e desenvolver o Talento Digital nas Empresas.
Nesta medida, também a gestão de Recursos Humanos nas empresas é uma área em plena transformação. Assiste-se a uma maior credibilidade das redes sociais no contexto laboral e à automatização das tarefas burocráticas, tudo isto potenciado pelo uso das tecnologias de informação.
Exemplo simples, e com grande impacto, no Recrutamento são:
O recurso a plataformas tecnológicas permite efetivamente uma avaliação que combina a especialização técnica com a utilização da Internet.
As redes sociais são ferramentas poderosas na procura de emprego, principalmente para a Geração Millennium, sendo o LinkedIn, a mais utilizada.
Também a estratégia gamification é uma importante ferramenta nas atuais práticas de Gestão de Recursos Humanos. Hoje as organizações desejam envolvimento. Mais que isso, elas querem engajar, motivar e melhorar. Efetivamente os jogos são uma ferramenta muito interessante de desenvolvimento e contribuem para a evolução de competências pela produção de alta interação dos jogadores na procura de resultados; são aplicáveis tanto a um contexto de Assessment como de Formação.
Assim a transformação digital traz muitas vantagens para o processo de Recrutamento e Seleção, entre as quais destacamos a redução de custos, a rapidez e agilidade, a organização e foco nos resultados, ou seja, a capacidade de resposta ao mercado aumenta, conseguindo-se simplificar processos e atingir um maior número de candidatos num menor período de tempo.