Um dos desafios que as Empresas enfrentam, hoje, em todo o mundo passa pela construção de um quadro de recursos humanos ou de capital humano com talento. Para além do investimento que têm sido obrigadas a fazer em termos tecnológicos, as Empresas também têm de se ajustar às alterações demográficas e aos aspetos que os candidatos/colaboradores valorizam numa Organização para se manterem competitivas perante os seus concorrentes.
Durante muitos anos as Empresas colocavam um elevado foco nas práticas de recrutamento e de seleção dos seus colaboradores enquanto estratégia para assegurar a contratação de colaboradores competentes e com bons potenciais de adaptação à cultura organizacional e à função em questão. Na última década os estudos têm-se multiplicado para providenciar aos gestores das Organizações estratégias mais eficazes na atração e retenção dos talentos, principalmente por se terem deparado com colaboradores mais ambiciosos e determinados no investimento que realizam na formação académica, e técnicas para fazerem face à concorrência.
O que mudou, então, nas gerações dos últimos 30 anos e que obrigou as Organizações a implementarem profundas alterações nas suas estratégias de atração e retenção dos seus colaboradores? Atualmente, coexistem nas Organizações pessoas de três gerações: X, Y e Z, o que representa uma grande diversidade de valores, princípios, preferências, interesses e necessidades, para além das naturais diferenças individuais. Este facto só poderá ser colmatado com estratégias de gestão dos recursos humanos mais flexíveis, inovadoras e criativas.
A geração X compreende as pessoas nascidas entre as décadas 60 e 80 do século XX, período marcado pela reconstrução da Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Estas pessoas apresentam, como filosofia de vida, trabalhar e produzir, colocando de parte o idealismo e remetendo para valores como o individualismo, a ambição e a dependência do trabalho.
A geração Y ou Millennial (nativos digitais) engloba os que nasceram nas duas últimas décadas do século XX, numa época ainda analógica, mas que rapidamente se depararam com avanços tecnológicos que passaram a fazer parte dos seus dias. Estas pessoas são mais ambiciosas na concretização dos seus objetivos e menos resignadas às envolventes. De notar que esta geração é a mais representativa nas Empresas atuais.
Por fim, a geração Z ou Centenial engloba as pessoas que nasceram no início do século XXI e que nas próximas décadas irão assumir um forte protagonismo nas Empresas. É uma geração marcada pela Internet, que invade completamente a vida destas pessoas, nomeadamente a sua educação e a forma como se socializam. Fruto desta invasão, encontram-se pessoas, tendencialmente, menos preocupadas com as relações interpessoais e com uma forte necessidade de obterem, no imediato, aquilo que desejam.